Prefeitura Municipal de
Tijucas do Sul
19°C Céu Limpo

Localização

Tijucas-do-Sul-localização

 

LOCALIZAÇÃO

O município de Tijucas do Sul está localizado na porção sul do Primeiro Planalto Paranaense na região sudeste do estado do Paraná, integrando a região metropolitana de Curitiba. Possui extensão territorial de 672,2 km2, tendo como limítrofes os municípios de São José dos Pinhais, Guaratuba, Agudos do Sul, Mandirituba e o estado de Santa Catarina. A altitude média do município é de 946 m.

Sua sede administrativa encontra-se na coordenada geográfica: latitude 25°55’40” sul e longitude 49°10’48” oeste. A sede municipal encontra-se em uma distância de 67 km da capital paranaense, tendo como acessos principais: pela BR 376 no KM 645 e pela BR 116 passando por Agudos do Sul.

Conforme consta nas Leis Estaduais nº 790, de 14 de novembro de 1951 e nº 4245, de 25 de julho de 1960, os limites municipais são:

1-Com o município de São José dos Pinhais
Começa na foz do rio Itararé, no rio São João, sobe este até a foz do rio Capivari, por este até sua cabeceira de onde por uma reta alcança a cabeceira do rio Uma, desce por este até sua foz no rio da Várzea, e desce por este até a foz do ribeirão Três Barras.

2-Com o município de Mandirituba
Começa na foz do rio da Onça, no rio da Várzea, desce por este até a foz do rio Chimbuva.

3-Com o município de Agudos do Sul
Começa na foz do rio Chimbuva, no rio da Várzea sobe pelo rio Chimbuva até a sua cabeceira, a oeste do povoado de Lagoinha, donde, em reta, por uma linha seca, alcança o ribeirão Grande, na foz do arroio São Joãozinho, desce pelo referido ribeirão Grande até a sua foz no rio Caiva e por este até a sua foz no rio Negro.

4- Com o Estado de Santa Catarina
Começa em um marco de segunda ordem, na extremidade da linha Leste-Oeste da divisa com o Estado de Santa Catarina, na serra do mar, de onde em reta, vai a outro marco existente na cabeceira do arroio Campo de Cima pelo qual desce até o rio Cachoeira e por este abaixo até sua foz no rio Piraí-Guaçu, onde começa o rio Negro, pelo qual desce até a foz do rio Palmito.

5- Com o município de Guaratuba
Começa no rio São João, na foz do rio Itararé, sobe reto até sua cabeceira de onde alcança em linha reta a cumeada da serra do Araçatuba, seguindo por esta e passando por morros do Fundão Redondo até alcançar o marco de segunda ordem da divisa com o Estado de Santa Catarina.

Fonte:
Lei Estadual nº 790, de 14 de novembro de 1951

Lei Estadual nº 4245, de 25 de julho de 1960