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100 dias de Governo: Secretaria de Turismo e Meio Ambiente (1ª Parte)

A Secretaria de Turismo e Meio Ambiente se mostrou muito ativa nesses 100 primeiros dias de governo. Comandada pelo Secretário Manoel Marcos da Silva, a pasta teve vários pontos a serem destacados , em primeiro momento falaremos da parte do turismo:

• Levantamento da situação documental de alguns imóveis para possíveis projetos;

• Portal do Município (adequação do projeto, levantamento de documentos, escolha do local, etc);

• Instalação de uma obra de Sergius Erdelyi na praça central.

• Trabalho em conjunto com a empresa URBTEC, para elaboração do novo plano diretor;

• Assinatura de termo de cooperação técnica com São José dos Pinhais, para duas rotas cicloturísticas dentro do município;

• Eleição da nova diretoria do Conselho de Turismo e Meio Ambiente (COMTURMA);

• Pela ADETUR, foi realizado o levantamento de material para o desenvolvimento do Mapa Turístico da Rota do Pinhão;

• Visitas nas propriedades do Rio de Una, Sergius Erdelyi e Postinho;

• Estudo de novas rotas turísticas;

• Agendamento de cursos do SENAR;

• Instalação de placas da Rota Rural Sergius Erdelyi;

• Início das gravações para a TV Paraná Turismo;

• Participação da equipe da secretaria em diversos cursos técnicos;

• Elaboração de inúmeros projetos para recursos de emendas parlamentares, entre eles: Plano de desenvolvimento turístico do município, desenvolvimento de rotas turísticas, desenvolvimento do cicloturismo municipal;

• Projeto da festa de emancipação do município;

• Projeto de decoração e eventos natalinos;

• Inúmeras reuniões técnicas (CNM, Agricultores do Município, Feira da Praça, IAT, EMATER, SENAR, SEBRAE, CONDERS, ADETUR, UNINTER);

100 dias de Governo: Plano Diretor

O plano Diretor e Implantação do Plano de Mobilidade Urbana tem sido um trabalho de extrema importância e dedicação nesses primeiros meses.

Entre os trabalhos realizados podemos destacar:

• Nomeação do Grupo de Acompanhamento do processo de revisão do Plano Diretor;

• Reuniões com as Secretarias Municipais, COMEC, Sanepar, entre outras;

• Visita de campo guiada;

• Levantamento de dados com diversos órgãos (DER, DENIT, COPEL, IAT) via ofícios;

• Realização de oficina comunitária técnica online com transmissão ao vivo para a população;

• Realização da 2ª Audiência Pública, feita de forma online e com transmissão ao vivo para a população.

O plano entrará na sua terceira fase em breve.

100 dias de Governo: Secretaria de Assistência Social e Cidadania

A pasta é mantenedora das instituições: CRAS Lagoinha, Casa de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes Nossa Senhora das Dores, Instituição de Longa Permanência para Idosos Ana Maoski Boniecki e Núcleos CEIA e CRES-SER (ambos com as atividades paralisadas pela pandemia da COVID-19).

A Assistência Social teve um grande trabalho nesses 100 primeiros dias:

  • Organização e estrutura funcional, remanejando funcionários para melhor funcionamento;
  • Prestação de contas de todos os recursos recebidos que se encontravam pendentes;
  • Organização e controle sistemático das compras realizadas pela secretaria;
  • Alta demanda de respostas ao Ministério Público do Paraná;
  • Parceria com o IDR-PR, para o Projeto “Renda Agricultor Familiar”;
  • Treinamento de todos os servidores para utilização do sistema, o qual estava sem uso e imediata execução de trabalhos;
  • Reuniões mensais dos conselhos de direito: Idosos, Criança e Adolescente e da Assistência;
  • Alinhamento e conversas com o Escritório Regional de Curitiba;
  • Atendimentos sobre: CadÚnico, tarifa social, Bolsa Família, BPC, Auxílio Emergencial, elaboração de currículos, encaminhamentos para o INSS, denúncias de violações de direitos;
  • Transporte de famílias para INSS, audiências, delegacias, entre outros;
  • Atualização de contratos de aluguéis dos prédios: Social, CRAS, Conselho Tutelar e um aluguel social;
  • Convênio de acolhimento com instituições especializadas.

As instituições de acolhimento (Casa dos Idosos e Casa das Crianças) contam com 10 crianças e 18 idosos institucionalizados, que requerem cuidados 24 horas. A Secretaria mantem alimentação, produtos de higiene e limpeza, dentre outros.

Dados quantitativos da Secretaria de Assistente Social:

  • 227 cestas básicas fornecidas;
  • 25 auxílios natalidade;
  • 10 auxílios funeral;
  • 300 atendimentos do CadÚnico;
  • 25 cadastros no Programa Leite das Crianças;
  • 750 atendimentos particularizados da proteção social básica (Assistente Social/ Psicólogo);
  • 601 atendimentos particularizados da proteção social especial (Assistente Social/Psicóloga).