Notícias

Tijucas do Sul adere ao Programa RECUPERE do Sebrae

Na semana passada, os gestores participaram do I Fórum Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba).

Na oportunidade, o prefeito José Altair Moreira assinou o termo de compromisso do RECUPERE (Programa de Recuperação de Pequenas Empresas), do Sebrae.

O programa tem o objetivo de acelerar a retomada da economia local. No total, 1000 vouchers serão distribuídos, para as empresas do município que serão atendidas com consultorias individuais, além de conteúdos teóricos e práticos personalizados, nos temas:

  • Planejamento financeiro, renegociação de dívidas e acesso ao crédito;
  • Marketing Digital;
  • Remodelagem de Negócios;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Protocolos de biossegurança;
  • Assessoria jurídica.

O serviço é totalmente gratuito e as empresas poderão obter mais informações na Sala do Empreendedor de Tijucas do Sul, telefone (41) 9198-7612, ou pelo site: www.sebraepr.com.br/recupere

Tijucas do Sul recebe 250 mil do deputado Diego Garcia

Na quinta-feira da última semana, dia 22 de julho, Tijucas do Sul foi agraciada com uma emenda parlamentar do deputado federal Diego Garcia. Na ocasião, o deputado foi representado por seu assessor, Hever Linhares.

O recurso, que foi conseguido por intermédio do vereador Cícero, será no valor de R$ 250.000,00 beneficiará a área da Assistência Social através da reforma da quadra do Núcleo Cres-Ser, na Lagoa. Os educandos da instituição vinham enfrentando problemas ao usar da quadra, que por estar bastante desgastada, oferecia riscos às crianças.

Em nome da Prefeitura Municipal, o prefeito José Altair Moreira agradece profundamente ao vereador Cícero e ao deputado Diego Garcia, por cooperar com as demandas de nossa cidade. Sabemos que por se tratar de uma cidade pequena, e que não conta com uma arrecadação tão alta, o município depende diretamente da ajuda das esferas estaduais e federais.

Desde o início do ano, a gestão está empenhada em buscar recursos que complementem o seu orçamento e que tragam progresso, dentro da realidade do cenário atual.

Prefeito Municipal visita Casa Familiar Rural

No dia 23/07, o Prefeito José Altair Moreira, o vice Professor Claudemir, a Secretária de Educação Professora Denise Rocha e o Técnico Agrícola Fabiano tiveram a oportunidade de conhecer uma Casa Familiar Rural, em União da Vitória. Também acompanhou a visita, o Chefe do Núcleo Regional da SEAB Curitiba João Carlos da Rocha Almeida.

As Casas Familiares Rurais tiveram origem na França, na década de 1930, por iniciativa de um grupo de famílias camponesas interessadas na formação profissional aliada à educação humana para seus filhos. Hoje, essa forma diferenciada de ensino está levando as secretarias e o prefeito a pensar num processo de implantação no município.

A oferta de escolarização acontece na forma de organização curricular integrada ao Ensino Médio, ou Ensino Médio com qualificação, e fica sob a responsabilidade da prefeitura do município. As aulas são ministradas em tempo integral, em três séries anuais e em regime de internato. Para os cursos Técnicos há uma carga horária de Estágio Profissional Supervisionado, prevista na Matriz Curricular.

A metodologia de trabalho é baseada na Pedagogia da Alternância, que consiste na construção do processo educacional em espaços e tempos diferenciados, abrangendo os aspectos humanitário, social, ético e ambiental.
Intitula-se como alternância um período de duas semanas de atividades. No tempo escola, o(a) jovem permanece na instituição de ensino em período integral, com aulas teóricas e práticas. No tempo comunidade, o(a) jovem desenvolve o plano de estudo, aplica os conhecimentos adquiridos na propriedade da família e é estimulado(a) a compartilhar o aprendizado com sua comunidade.

A iniciativa é uma forma de contribuir no fortalecimento de uma nova geração de produtores rurais, orientados a partir das boas práticas de agricultura.

Na oportunidade foram recebidos pelo Chefe do NRE Carlos Aberto Polsin, pelo Prefeito Municipal Bachir Abbas e o seu vice-prefeito Jairo Clivatt, pelo técnico da Emater da região e pela pedagoga da Casa Daniele Kloce.

Tijucas do Sul participa do Fórum Pró-Metrópole e implanta programas para retomada da economia e turismo local

Na última quarta-feira, 21, o prefeito Gringo, o vice-prefeito Professor Claudemir e o secretário de turismo e meio ambiente Manoel Marcos (Maneco), participaram do Fórum Pro-Metrópole, onde também estiveram presentes representantes dos 29 municípios da Região Metropolitana para firmarem parcerias e grupos de trabalho, nas áreas agroalimentar e turismo, polo produtivo e pequenos negócios.

No evento foram lançadas iniciativas para apoiar o setor produtivo da RMC, como o programa Recupere do Sebrae/PR, para apoiar micro e pequenas empresas que foram afetadas pela pandemia e lançamento do curso de capacitação “Experiência Rotas do Pinhão”, que irá preparar o turismo para retomada do fluxo de visitantes. Ambas as propostas serão implantadas no município nas próximas semanas e serão amplamente divulgadas pela Prefeitura Municipal.

Na ocasião, o prefeito Gringo formalizou a parceria com o programa Recupera que trará benefícios à até mil empreendimentos municipais, com o objetivo de acelerar a retomada da economia local.

Durante o Fórum, prefeito e vice tiveram a oportunidade de conversar com o governador em exercício Darci Piana para tratativas a respeito de empreendimentos industriais no município de Tijucas do Sul. Também foram debatidas propostas de investimentos ao município com o vice prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e o representante da Paraná invest Márcio Wozniak

O Pró Metrópole é o programa de desenvolvimento produtivo integrado da Região Metropolitana de Curitiba  e integra representantes dos setores públicos e privado e tem como participantes a prefeitura de Tijucas do Sul. de Curitiba e das cidades da RMC, Associação Comercial do Paraná (ACP), Sanepar, Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Ippuc, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), a Federação do Comércio (Fecomércio) e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap).

Município aplica 475 doses da vacina em dia de vacinação contra a COVID-19

Ontem, 21 de julho, o município de Tijucas do Sul realizou mais uma etapa da vacinação, imunizando as pessoas com mais de 36 anos. Ao todo 475 doses foram aplicadas, sendo primeiras (383) e segundas (81) doses e dose única (11).

Como noticiado anteriormente, a imunização está sendo feita na Associação A.B. Boca Júnior, que a partir dessa data receberá os munícipes durante esta campanha.

A centralização das aplicações vacina tem sido necessária para que não haja perca de doses, o que tem sido muito positivo, colocando o município em primeiro lugar no ranking de aproveitamento das doses, conforme pesquisa realizada e divulgada ontem, com aplicação de 113% das primeiras doses, 92,7% das segundas doses e 92,5% das doses únicas.Amanhã a vacinação continua com a população acima de 34 anos.

Tijucas do Sul tem destaque na vacinação contra a COVID-19

Na tarde de ontem, 21 de julho, o município de Tijucas do Sul contabilizou 10 mil doses da vacina contra a COVID-19 aplicadas na população, incluindo primeira e segunda dose do imunizante, colocando o município em primeiro lugar no ranking de aproveitamento da vacina na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com aplicação de 113% das primeiras doses, 92,7% das segundas doses e 92,5% das doses únicas, considerando o levantamento da CBN Curitiba na comparação com os lotes recebidos pelo Governo do Paraná desde o início da campanha de vacinação, em janeiro.

Além disso, o município comemorou ontem o primeiro dia sem munícipes, paciente de COVID-19, em internamento hospitalar, tanto no Hospital Nossa Senhora das Dores, quanto em Hospitais da RMC. Ainda, não há óbitos no município desde o dia 29 de maio de 2021.

Para a secretária de saúde Elaine Castro Neves é de grande importância que os profissionais de saúde recebam o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido no município desse período pandêmico. “Estou muito emocionada em estarmos dando boas notícias á população tijuquense. Isso é fruto do trabalho de uma equipe responsável que vêm trabalhando com muita dedicação há mais de um ano.”, declarou a secretária.

Para que os números continuem diminuindo e o município continue sendo destaque no combate à COVID-19, a população deve continuar fazendo a sua parte, mantendo o distanciamento social, evitando aglomerações e, sobretudo, receber a vacina. Você que já tomou a primeira dose, é de extrema importância que procure sua Unidade de Saúde de referência ou sua Agente Comunitária para receber a segunda dose no período correto, para garantir a imunização contra o vírus.