Notícias

Dia do Folclore no Núcleo Ceia

Em comemoração do Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, as turmas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 e 07 anos das educadoras Leoni e Marya Eloysa organizaram uma amostra das tradições culturais, crenças, costumes, danças, canções e lendas da nossa região.

Município de Tijucas do Sul alcança objetivos definidos pela comunidade a partir do programa SUSCOM+

Aconteceu na manhã de ontem, 15 de agosto, a reunião comunitária do Programa SUSCOM+, com a prestação de contas dos compromissos assumidos na primeira reunião comunitária do programa no início do ano. Neste primeiro encontro a comunidade discutiu quais as maiores dificuldades do município na prestação da atenção básica, sendo escolhidos como principais: falta de médicos, deficiência na qualidade da prestação dos serviços na atenção básica e falta de medicamentos. A primeira indicação foi escolhida como prioridade para acompanhamento no Programa.

O evento de hoje, que visou apresentar quais as ações foram realizadas e quais os resultados foram alcançados desde o primeiro encontro, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do prefeito César Matucheski; secretária municipal de saúde Elaine Castro Neves; vereador Antônio Cláudio Martins; do Ministério Público do Estado do Paraná: Promotora de Justiça da Comarca de São José dos Pinhais Silvia Galesi Campelo e a Promotora de Justiça Caroline Chiamulera do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção à Saúde Pública; da Secretaria de Estado de Saúde – 2ª Regional  o Diretor José Dalmi Dissenha e Chefe de divisão de gestão e saúde  Andrea Perry; representando o Ministério da Saúde (Superintendência Estadual) Nathalia Derengowski; do Consórcio Metropolitano de Saúde –COMESP a Diretora Geral Daniela França Cavalcante e o Dr. Darci Martins Braga; Katya Carvalho representante do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde – CRESEMS e secretária de saúde de Agudos do Sul; Maria Tecla de Melo representando o Conselho Municipal de Saúde; servidores do Município de Tijucas do Sul, do Ministério Público e do Ministério da Saúde; e comunidade.

Para apresentar as ações implantadas pelo município, a promotora Silvia convidou a secretária de saúde Elaine para a explanação, a qual apontou que todas as metas discutidas na primeira reunião foram implementadas.

Para a prioridade acompanhada pelo programa, sendo a falta de médicos a apontada pela população, incialmente, através de uma parceria com a 2ª Regional de Saúde, foi disponibilizado um médico para atendimento semanal na UBS Fagundes, para atender a população enquanto a contratação de novos médicos fosse concluída. A meta de contratação de novos médicos foi alcançada, sendo que, após vários processos seletivos sem sucesso de contração, a modalidade de licitação foi encontrada para contratar um médico clínico geral para a Estratégia de Saúde de Campestre, um para Vila Cubas e a substituição de um novo médico 40 horas para a Estratégia de Lagoinha, que tinha um médico 20 horas, essa substituição possibilita o credenciamento desta ESF no Ministério da Saúde que será realizado em breve. Com isso foi possível realocar um médico para a Estratégia de Fagundes.

“Hoje contamos com equipes completas nas cinco Estratégias Saúde da Família, compostas por agentes comunitárias de saúde, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, com atendimento médico regular.”, explanou a secretária Elaine.

Os médicos especialistas foram outras das conquistas, sendo que o município de Tijucas do Sul contratou médico pediatra, a qual já realizou mais de 190 atendimentos desde o dia 08 de julho. Através do COMESP foram atendidos mais de 110 pacientes pelo médico ginecologista e mais de 170 pelo psiquiatra. Além disso, a Secretaria de Saúde junto à 2ª Regional de Saúde está elaborando o programa de saúde mental no município, junto à equipe das Estratégias e o profissional especialista da Secretaria de Estado de Saúde.

O segundo ponto levantado pela população foi a melhoria na qualidade da atenção básica. As ações realizadas pelo Município nesse sentido, foram: Adequação dos Recursos Humanos, com contratação e realocação de técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêutico e auxiliar administrativo; estão sendo realizadas capacitações internas para os servidores da saúde, bem como o incentivo às capacitações externas; foram realizadas encontros com a 2ª Regional de Saúde para redefinir os territórios, o que possibilitou atender todas as comunidades de forma mais eficiente para os profissionais e de maior facilidade de acesso à população aos serviços de saúde; criação de protocolos de atenção à saúde através da criação da Comissão de Protocolos Municipais de Atenção à Saúde, como: fluxo de dispensação de dietas especiais, fluxo de encaminhamento de pacientes Hospital = Unidade Básica = Hospital e  fluxo para dispensação de medicamentos da farmácia especial; reestruturação de espaços físicos; organização do Centro de Abastecimento de Fármacos (CAF); revisão da Relação Municipal de Medicamento Essenciais (REMUME), promovendo a otimização dos processos de compra e distribuição de medicamentos.

A representante da Secretaria de Estado de Saúde Andrea Perry explanou as ações implantadas pelo Estado em relação as prioridades: cederam, provisoriamente, médico para o município, o qual atendeu mais de 200 pacientes; auxiliou na organização dos territórios; auxiliou na organização na dispensação de medicamentos; deu orientações  para otimizar o processo de compra e dispensação de medicamentos.

A Comesp, representada pela diretora Daniela Cavalcanti, reiterou as ações mencionadas sobre as ações do Consórcio para o compromisso firmado, sendo a extensão dos atendimentos de ginecologia, para outros municípios, que partiram da necessidade em comum com o município de Tijucas do Sul, graças à demanda do município no SUSCOM+.

Aberta a palavra para os presentes, o vereador Cláudio Martins agradeceu a iniciativa do SUSCOM+ e as equipes pelos objetivos alcançados. “Há tempos atrás recebíamos reclamações diariamente a respeito da saúde de Tijucas do Sul e, hoje, tenho a grande satisfação de dizer de um tempo para cá as reclamações acabaram. Isso é sinal que funcionou, sinal de que a aclamação da população foi atendida. ”, comentou o vereador Cláudio.

Os usuários, assim como funcionários da saúde se manifestaram em agradecimento às conquistas da saúde do município através do SUSCOM+ e todas as indagações da comunidade foram sanadas, como o tempo de atendimento médico que, como explicaram o Dr. Braga e a Promotora Sílvia, os médicos das Estratégias devem conhecer de fato seus pacientes, não apenas ouvir um dos problemas e, muitas vezes, fazer encaminhamentos desnecessários. Por isso a importância dos médicos ouvirem cada paciente e conhecer o seu histórico. “O atendimento nas Estratégias não é feito só pelo médico, mas por toda a equipe. Ninguém conhece melhor o usuário do que o agente comunitário de saúde, o técnico em enfermagem e o enfermeiro. E aqui em Tijucas do Sul a média de pacientes por ESF é menor do que muitos outros municípios. O que é excelente. Tijucas do Sul, a partir do SUSCOM+ é cidade modelo em todo o Estado e nós, do COMESP vamos continuar junto com o município para que ele continue sendo modelo. ”, explanou o Dr. Braga.

O absenteísmo (faltas) nos exames e consultas especializadas também foi pautada pelos presentes, o que tem aumentado a fila de espera, prejudicado alguns pacientes mais emergenciais e onerando os cofres públicos. Em Tijucas do Sul, o absenteísmo chega a 20%. “Nessa semana, das 12 consultas agendadas com a pediatra, que era um pedido da população, seis não compareceram, isso em apenas um dia.”, comentou a secretária de saúde Elaine.

Após as explanações, a promotora Sílvia considerou integralmente cumprido o termo de compromisso assinado na primeira reunião e encerrou o encontro agradecendo aos esforços de todos os envolvidos.

O prefeito César Matucheski falou da importância que o SUSCOM+ teve para o município, que, a partir do projeto, deixou de ser o agente único no atendimento do SUS em relação ao munícipe. “Através do SUSCOM+ passamos a tentar resolver os problemas em conjunto com o Ministério Público, com COMESP e com a Secretaria de Estado de Saúde e esse foi um projeto desenvolvido que foi exemplo disso. Conseguimos atingir os objetivos traçados através das solicitações da comunidade na primeira reunião e tivemos a grata satisfação de apresentar isso e, inclusive, sermos usados como exemplo para outros municípios para o desenvolvimento do projetos tanto pela Regional quanto pelo Consorcio, para que possamos atender cada vez melhor o munícipe em relação a saúde.”, comentou o prefeito.

Secretaria de Saúde recebe oficialmente novo ônibus para o transporte sanitário

Na tarde da última segunda-feira, 12 de agosto, o prefeito César Matucheski e a secretária municipal de saúde Elaine Castro Neves receberam oficialmente do deputado federal Diego Garcia um ônibus para o transporte sanitário. Também participaram da entrega o presidente da Câmara de Vereadores José Antônio dos Santos, os vereadores Antônio Cláudio Martins e Cícero Antônio dça Silva a secretária de administração e planejamento Kelli Rozário, a diretora do Hospital Edite Rocha, o diretor administrativo de saúde Ricardo Lewandoviski, Lourival Pereira e S. Joaquim.

O ônibus, no valor de R$ 222.000,00 realizará o transporte de pacientes para consultas e exames médicos em municípios vizinhos. Diariamente cerca de 65 pacientes são transportados por veículos da frota da Secretaria de Saúde, que conta com um micro-ônibus e duas vans. O novo ônibus irá substituir uma das vans, que, a partir de agora, servirá de apoio para a frota.

“Agradecemos ao deputado Diego Garcia por disponibilizar essa emenda para o município, e possibilitar, assim, o aumento na capacidade das vagas para levar os pacientes para outros municípios e, também, reduzir o custo de manutenção. Esse ônibus com acessibilidade trará mais agilidade e conforto para o transporte de pacientes.”, comentou o prefeito César Matucheski.

Campeonato de Futebol das Escolinhas

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer promoveu no último sábado, 10 de agosto, o Campeonato das Escolinhas de Futebol. Participaram do campeonato mais de 150 alunos das escolinhas municipais de futebol, que são oferecidas pela Secretaria em várias comunidades do município. O evento foi organizado pelos professor Paulinho Obrzut e pelo estagiário Maykon Pilotto

Secretaria de Educação apresenta resultados do programa de monitoramento do estado nutricional dos alunos da rede municipal de ensino.

No ano de 2019, a Secretaria Municipal de Educação, através da nutricionista Taisa de Lara e o Coordenador de Educação Física Danilo Santos, implantou o monitoramento do estado nutricional dos escolares da rede municipal de ensino.

Durante os meses de maio e junho foram realizadas em todas as 15 Instituições de Ensino municipais, com o apoio de todos os professores de Educação Física a medição de peso e altura.

O principal objetivo desse monitoramento nutricional é obter subsídios para planejamento de políticas na área de segurança alimentar e nutricional, atuando assim na alimentação escolar, promovendo ações para promoção de saúde, incentivo a alimentação saudável através de palestras e também de controlar doenças crônicas como a obesidade e a desnutrição por exemplo. O ambiente escolar é considerado um excelente lugar para o desenvolvimento de ações direcionadas à esses fins. A aferição do peso e altura permite a comparação de cada criança com o padrão de crescimento ideal para que se possa verificar a existência de possíveis deficiências. Dessa forma, a saúde infantil é representada pela correta manutenção de peso e altura, estando também relacionado à alimentação adequada.

Os resultados do Monitoramento Nutricional são demonstrados pela distribuição dos índices de P50 eutróficos (adequado), P10 em risco nutricional, P03 baixo peso, P01 muito baixo peso, P97 sobre peso e P99 Obesidade, classificação efetuada a partir da conversão do peso e altura em Índice de Massa Corporal (IMC).

Assim sendo, nosso município apresenta os seguintes resultados:

  • 55,55% se encontram com peso adequado (P50)
  • 16,06% em risco nutricional (P10)
  • 3,53% com baixo peso (P03)
  • 0,3% com muito baixo peso (P01)
  • 15% com sobrepeso (P97)
  • 9,54% com obesidade (P99)

Todos os responsáveis pelos alunos que não se encontram no peso adequado receberam recomendações da nutricionista para busca de atendimento a fim de melhorar a qualidade de vida dessas crianças.

É de grande importância a atuação do nutricionista no ambiente escolar para adequar os cardápios às necessidades de grupos populacionais específicos, de forma a aumentar a aceitabilidade de alguns alimentos e oferecer nutrientes para subgrupos com desvios nutricionais. Assim, desenvolver a educação nutricional para o estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis com essa população constitui-se uma função primordial a qual a Secretaria de Educação está disposta a realizar.

Inaugurada a Ponte Morro do Tigre, entre Tijucas do Sul e Campo Alegre.

Na manhã de hoje, 06 de agosto, aconteceu a solenidade de inauguração da Ponte Morro do Tigre, que liga os municípios de Tijucas do Sul e Campo Alegre – Santa Catarina. A ponte era um desejo dos moradores de ambos os municípios.

Participaram do evento o prefeito de Tijucas do Sul César Matucheski, o prefeito de Campo Alegre Rubens Blaszkowski , vice-prefeito de Campo Alegre Sebastião Vendelino Kons, presidente da Câmara de Tijucas do Sul José Antônio dos Santos, presidente da Câmara de Campo Alegre Tancredo Ronska, comandante da Polícia Militar em Campo Alegre Edson Ferreira Da Cruz, vereadores, secretários municipais, funcionários públicos e moradores de ambos os municípios, além dos representantes da empresa Luís Carlos Alves Construtora, responsável pela construção da ponte.

Esta ponte foi construída através de uma parceria entre os municípios de Tijucas do Sul e Campo Alegre, pelo convênio firmado em 18 de outubro de 2018, Convênios nº 03 e 01, que contemplam a construção da ponte inaugurada hoje e da Ponte na localidade de Papanduva/Santana, que terá início nos próximos dias. As obras terão um custo total de R$ 434.835,63 e será executada com recursos próprios dos municípios. Os custos do município de Tijucas do Sul têm auxilio da Câmara Municipal de Vereadores.

Para o prefeito de Campo Alegre Rubens Blaszkowski, foi de grande importância a parceria entre ambos os municípios para que essa obra se tornasse uma realidade para os moradores que utilizam a ponte. “A ponte Morro do Tigre é mais uma conquista para todos os munícipes. Obrigado aos que estiveram presentes nesse momento tão especial. Agradeço ao Prefeito Antônio César e Câmara de Vereadores de Tijucas do Sul na parceria”, disse o prefeito Rubens.

Para o prefeito César foi uma honra estar ao lado do prefeito Rubens e de toda a população na inauguração da Ponte. “Estou, realmente, orgulhoso em fazer parte dessa história. Quando conversamos, deixamos um entendimento, de que essa seria uma obra que realmente mudaria a vida de muitas pessoas, que traria mais segurança e economia aos municípios. ”, comentou o prefeito César que, mais uma vez, agradeceu a Câmara de Vereadores de Tijucas do Sul na colaboração do custeio da obra. “Quando tivemos as primeiras conversas, pontuamos que não teríamos dinheiro do orçamento corrente da Prefeitura e, então, houve um entendimento de que a devolução [do Fundo da Câmara] destinaríamos para a construção das duas pontes e, a partir de então, todos os vereadores se mobilizaram para que isso acontecesse. ”

O prefeito César também lembrou da importância do trabalho em equipe para alcançar objetivos. “ Agradeço, também, aos funcionários de ambos os municípios que se dedicaram a construção da ponte. Tenho certeza de que essa obra vai entrar para a história, pois ela é, realmente, uma política pública, que possibilita que as pessoas tenham mais segurança. ”, disse o prefeito César.

Caminhada na Natureza reuniu mais de 400 caminhantes no último domingo, 28

A Caminhada na Natureza – Circuito Caminho dos Ambrósios teve uma beleza especial no último domingo, 28 de julho. A neblina que pairou sobre a comunidade do Postinho deixou as paisagens (e as fotos dos caminhantes) ainda mais especiais. 
O café da manhã e o almoço preparados cuidadosamente e com muito amor pelos moradores da comunidade deixaram todos com gosto de “quero-mais”. Aquelas broas fresquinhas, queijos e salames coloniais, geleias artesanais, bolos tortas e torresmos deram a energia que todos precisavam para enfrentar os quase 13 km de caminhada. E depois ser recepcionado pelo almoço com uma carne de porco assada e acompanhamentos igualmente espetaculares, fecharam com chave de ouro o circuito.
No mesmo local, a Feira com produtos locais fez sucesso, com venda de mel, geleias, pães, orgânicos, champignon, etc. 
Confira as belas fotos da Caminhada da Natureza – Caminho dos Ambrósios na nossa página do Facebook: facebook.com/PrefeituraTijucasdoSul/

Comunidade do Postinho recebe capacitação sobre Turismo e Cultura

Dando continuidade ao projeto de turismo rural na comunidade do Postinho, a turismóloga e responsável pelo Departamento de Turismo de Tijucas do Sul Luciana Mickus e a assistente social e representante da Emater Janice Zys ministraram ontem, 25 de junho, a segunda capacitação sobre Turismo Rural para os produtores rurais do local, potenciais colaboradores do projeto. O tema dessa semana foi Turismo e Cultura, que, com a participação dos presentes, resgatou alguns costumes da região, como a gastronomia, o modo de vida, etc.

O projeto visa formar um roteiro turístico envolvendo a comunidade do Postinho, em parceria com os moradores, Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social e Cidadania e Desenvolvimento Econômico e Turístico, Departamento Municipal de Cultura, Sala do Empreendedor, Emater, Senar e Banco do Brasil. A criação do roteiro visa desenvolver e organizar o turismo local e promover uma complementação de renda para os produtores através da atividade turística, como, por exemplo, comercializando seus produtos, além de promover ações que qualifiquem e profissionalizem os agricultores familiares envolvidos, possibilitando melhor qualidade de vida para a comunidade.

Município discute a reformulação do Comitê Gestor e a retomada do Programa Cidade Empreendedora

Na última segunda-feira, 22, o prefeito César Matucheski recebeu em seu gabinete os consultores do Sebrae Luís Zaia e Marcos Goes para tratarem de assuntos referentes aos programas Cidade Empreendedora, Educação Empreendedora e Comitê Gestor. Participaram da reunião o secretário de finanças Juliano Moro Batista, o chefe de gabinete Eloi da Maia, secretário de infraestrutura, viação e obras Sidinei Lima, a agente de desenvolvimento Andréa Zeglin e a coordenadora da vigilância em saúde Helen Aline Melo.

Em pauta, foi discutido a retomada do Programa Cidade Empreendedora, que visa promover a transformação local, por meio de implantação de diversas políticas de desenvolvimento dos empreendimentos locais, como: Sala do Empreendedor, planejamento estratégico, plano de desenvolvimento econômico, compras governamentais, etc.

A reformulação do Comitê Gestor foi bastante discutido pelos presentes, visto a importância do mesmo no auxílio da elaboração do Plano Diretor e para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, trabalhando com diversas parcerias nos pontos abordados pela Cidade Empreendedora. O Comitê Gestor tem por finalidade promover o desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte através do acompanhamento da Lei Geral Municipal, do Plano de Desenvolvimento Local, articulação de parcerias e assessorar a gestão pública nas ações de melhoria do ambiente para os empreendimentos, entre outras competências.

Departamento de Turismo realiza encontro na comunidade do Postinho para desenvolvimento de roteiro turístico

Buscando desenvolver o turismo no município de Tijucas do Sul o setor de Turismo da Prefeitura de Tijucas do Sul está desenvolvendo vários projetos. Um dos projetos visa formar um roteiro turístico envolvendo a comunidade do Postinho, em parceria com os moradores, Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social e Cidadania e Desenvolvimento Econômico e Turístico, Departamento Municipal de Cultura, Sala do Empreendedor, Emater, Senar e Banco do Brasil.

O encontro na comunidade para discussão sobre o projeto foi realizado na última quinta-feira, 18 de julho, onde estiveram presentes o prefeito César Matucheski, primeira dama Mareni Matucheski, secretária de administração e planejamento Kelli Rozário, responsável pelo Departamento de Turismo Luciana Mickus Pichorin, diretora de educação e representante do Departamento de Cultura Josiane Ferreira, representando a Emater Janice Zys e os produtores com potencial para turismo da agricultura familiar.

Durante o encontro, os participantes demonstraram interesse no projeto e iniciarão, ainda esse mês, os cursos e capacitações promovidas pelas instituições envolvidas. 

O projeto visa desenvolver e organizar o turismo local e promover uma complementação de renda para os produtores através da atividade turística, como, por exemplo, comercializando seus produtos, além de promover ações que qualifiquem e profissionalizem os agricultores familiares envolvidos, possibilitando melhor qualidade de vida para a comunidade.