Notícias

1ª Reunião do GT-Cicloturismo acontece em Curitiba

No dia 03 de agosto aconteceu a primeira reunião do GT-Cicloturismo, na cidade de Curitiba.

Dentre os assuntos abordados destacou-se a marcação e sinalização da Rota do Pinhão, a definição da logomarca e produto turístico desse movimento.

Estiveram presentes os municípios de Colombo, Campo Largo e Tijucas do Sul. Após os debates foram definidas as primeiras tarefas dos participantes, sendo a próxima reunião marcada para acontecer no marco zero da rota, na cidade de Colombo.

A equipe de Tijucas do Sul esteve presente, mostrando o envolvimento e a motivação da ampliação deste tipo de modalidade turística em nosso município.

Feira de Produtos Locais e Regionais movimenta a Festa do Agricultor

A feira de produtos locais e regionais que ocorreu na 1ª Festa do Agricultor foi um sucesso, e assim, quem participou da festa pode apreciar e adquirir diversos produtos alimentícios e artesanatos de qualidade.

A exposição e venda ocorreu desde os alimentos orgânicos, frutas, verduras, legumes, geleias, compotas, doces, bombons, cogumelos champignon e artesanatos, além de haver vários outros produtos e serviços oferecidos pela economia local e regional.

O relato dos participantes foi muito positivo, além da promoção das vendas, muitos produtores e feirantes puderam fechar parcerias e negócios para o escoamento de seus produtos, fazendo valer o sentido da festa.

A expectativa para as próximas edições é extremamente otimista e confiante, resultado do sucesso e a boa aceitação dos munícipes nesta edição.

Agradecemos a todos os expositores e ao público presente que acreditaram no projeto e que se mantiveram firmes neste evento.

Domingo de festa com tratoraço e cavalgada

No domingo, com o objetivo de valorizar o produtor rural do município, a Prefeitura de Tijucas do Sul realizou o tratoraço e cavalgada em celebração a Festa do Agricultor.

A concentração dos tratores aconteceu no Pátio Central e dos cavaleiros no Boca Júnior, ambos se encontraram e realizaram uma passeata nas ruas centrais e um bonito desfile na Rua XV de Novembro. Em seguida receberam a benção do Padre Márcio e do Pastor Cristiano em frente à Prefeitura Municipal, ato muito simbólico e bonito.

Às 10h aconteceu a solene missa campal para os agricultores, uma bonita celebração com cânticos voltados ao tema.

Após a missa, muito prestigiada pela comunidade, a festa continuou na Praça Central com a primeira apresentação da Fanfarra Municipal, que arrancou elogios e aplausos do público presente.

Em seguida aconteceu o delicioso almoço preparado pela ONG Amor Maior.

Durante à tarde pelo Ministério de Louvor da Igreja Emanoel, com seus louvores vibrantes. Depois o artista tijuquense, Dudu e a sua banda, trouxe seu talento com suas músicas inspiradoras no formato acústico.

Mais fotos no link: https://drive.google.com/drive/folders/1TSXAsVPYt0ABDPM4jDYmcVBVAa-9b0W1?usp=sharing

Concurso da Rainha da 1ª Festa do Agricultor é sucesso

Abrindo as festividades no palco principal, na noite de sexta-feira ocorreu o concurso da Rainha da 1ª Festa do Agricultor.

Com a apresentação do carismático Fernando Parracho e do diretor de Cultura, Jefferson Rocha.

Ao todo foram 11 candidatas que nos presentearam com sua beleza, desenvoltura e simpatia.

Tivemos o seguinte resultado:

Rainha: Jennifer Maria Bueno

1ª Princesa: Rayssa Fernanda Almeida de Morais

2ª Princesa: Rayane Cristiny dos Santos

Miss Simpatia: Leticia da Silva Barbosa

Após a entrega das faixas o público foi presenteado com apresentações da dupla Gabi e Zanetti, e show nacional da dupla Jeann e Júlio que cantaram seus grandes sucessos e fizeram a alegria dos presentes.

Fórum da Família Agricultora inicia as atividades do 2º dia de eventos da Festa do Agricultor

Iniciando as atividades do segundo dia da Festa do Agricultor, no sábado pela manhã aconteceu o Fórum da Família Agricultora, com coffe break, palestras e almoço.

Foi um momento, de fato pensado na família agricultora, haviam atividades para as crianças, palestras para o homem e a mulher do campo, e também para os mais experientes no ramo.

Houveram três palestras, a primeira realizada pelo SEBRAE com a palestrante Francelize Chiarotti, com o tema segurança alimentar na agricultura familiar; a segunda com Roberto do INSS sobre a aposentadoria do produtor rural e a última sobre o SIM- Selo de Inspeção Municipal, e a sua importância para a agricultura familiar com Marcus Tadeu Fusco da empresa Cooltivando.

Houveram também sorteios de vários brindes, entre eles duas cargas de calcário.

O prefeito municipal, Gringo, e o presidente da câmara municipal, Ricardo, expressaram em suas falas sobre o trabalho incessante para o retorno do Programa Horas Máquina, que é de fundamental importância para o pequeno agricultor.

Além de ter sido uma manhã de valorização e conhecimento para todos os agricultores, foi também um momento de comemoração, onde os agricultores puderam interagir além de apreciar um delicioso almoço com churrasco feito com muito carinho pela Prefeitura Municipal.

Cerimônia de entrega do título “Capital Paranaense do Orgânico” deu início à 1ª Festa do Agricultor

Nos próximos dias teremos um resumo do que foi a 1ª Festa do Agricultor.

As festividades iniciaram na sexta-feira e perdurou até o domingo, contou com shows, concurso da Rainha da festa, praça de alimentação, exposições, tratoraço, cavalgada, palestras, oficinas e minicursos para os agricultores.

Na tarde de sexta-feira aconteceu a importante cerimônia de entrega do título de “Capital Paranaense do Orgânico” e a entrega dos três primeiros SIM (Serviço de Inspeção Municipal), contou com a presença de diversas autoridades, aconteceu também homenagens para figuras importantes e para finalizar o evento um delicioso café colonial aos participantes.

Nossa cidade foi contemplada com a Lei 21.091/2022 de autoria do deputado estadual Luiz Carlos Martins, que concede o título de Capital Paranaense do Orgânico ao município de Tijucas do Sul.

Nos últimos anos a agricultura do município tem se destacado no viés da produção orgânica. São várias as famílias certificadas na cidade, que compõe o setor mais forte de nossa economia. Tijucas do Sul possui aproximadamente 70% de sua renda baseada no setor agrícola e teve seu reconhecimento mais que merecido com este título.

Mais fotos no link: https://drive.google.com/drive/folders/1uehemY8QG2DwHK6DX-rFOcUW7pOsgaXI?usp=sharing