Notícias

Tijucas do Sul recebe nota satisfatória no ranking sobre transparência nos dados sobre o COVID-19

O Município de Tijucas do Sul recebeu nota satisfatória no ranking do Ministério Público do Estado do Paraná que avalia a transparência sobre o COVID-19 em todo o Paraná. Apenas 12,5% dos 399 municípios paranaenses alcançaram tal nota, sendo Tijucas do Sul o único município da região a atingi-la.

Os itens avaliados no ranking foram os dados disponíveis aos cidadãos no site oficial e no Portal da Transparência, como a publicação de boletins e de legislações municipais relacionados à Covid-19.

Recebendo nota 90,0, o município atendia na época do acesso a todas as exigências, exceto o funcionamento do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), que na data de ontem, 30 de julho, foi disponibilizado no site da Prefeitura Municipal. Com isso, agora Tijucas do Sul atende a todos os critérios estabelecidos pelo MPPR como essenciais aos cidadãos.

Os dados sobre o coronavírus em Tijucas do Sul estão disponíveis no site oficial, na página “Portal de Informações sobre o COVID-19” e no Portal da Transparência do Município. Nesses sites, o cidadão tem disponível para consulta os boletins diários, notícias, orientações gerais, decretos municipais, dados como despesas, processos de compras etc.

Para o prefeito César Matucheski “é importante manter a informação disponível, para que a população ajude a fiscalizar. É triste quando há notícias de desvio de dinheiro público, mas mais triste ainda, é ser comparado com as pessoas que fazem isso. Assim todos podem constatar como está sendo gasto o dinheiro público.”, comentou.

Confira abaixo os links disponíveis para consultas:

Portal de Informações sobre o COVID -19 em Tijucas do Sul.

O Portal de Informações sobre o COVID-19 em Tijucas do Sul reúne todas as informações referentes à pandemia no município. A página está disponível no site oficial da Prefeitura de Tijucas do Sul.

Portal da Transparência de Tijucas do Sul

O Portal da Transparência de Tijucas do Sul disponibiliza ao cidadão uma página específica sobre o COVID-19 do município, com informações como: receitas, despesas, contratos e licitações.

Data COVID-19 do Ministério Público do Estado do Paraná.

A Data Covid-19 é uma ferramenta que reúne dados e informações oficiais sobre a pandemia de coronavírus no Paraná, possibilitando a pesquisa facilitada de indicadores e de mapas que mostram a evolução da contaminação nas diversas regiões do estado ao longo do tempo. Na página Transparência nos municípios está disponível o ranking completo para consulta.

Vigência do Decreto nº 3460/2020 e alterações foi prorrogado até dia 04 de agosto.

Diante da decisão do Fórum Metropolitano de Combate à COVID -19, do número de casos em tratamento e a escassez de medicação existente no Estado do Paraná para tratamento de casos graves que demandam internamento, o Município de Tijucas do Sul prorrogou a vigência do Decreto nº 3460/2020 e alterações, que dispõe sobre as medidas restritivas a atividades e serviços para o enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo Coronavírus até o dia 04 de agosto de 2020.

Com a assinatura do Decreto nº 3470/2020 na tarde de hoje, 30 de julho pelo prefeito César Matucheski, as restrições de funcionamento e atividades continuam vigentes até a próxima terça-feira.