Prefeitura acha alternativa para colocar tratores e equipamentos agrícolas em atividade

Uma grande queixa da população nos últimos anos foi a falta de operacionalidade dos tratores e implementos agrícolas, angariados no passado.

A alternativa legal encontrada pela Prefeitura Municipal se deu através de chamamento público, onde as entidades interessadas e aptas poderiam pleitear os itens disponíveis.

As entidades que participaram foram: a Cooperativa de Produtos Orgânicos de Tijucas do Sul (com sede no Pinhal dos Borges), Associação de Moradores de Campestre e Associação de Moradores de Postinho e Piraí.

Dos equipamentos novos que estavam sem uso a um bom tempo, ficaram assim distribuídos :

– Cooperativa de Orgânicos: trator LS, valor estimado R$ 150.000,00;

– Associação do Postinho e Piraí: trator Solis, valor estimado do item R$ 135.000,00;

– Associação de Campestre: semeadeira Netz, pulverizador e grade niveladora 32 discos. Itens avaliados no valor estimado de R$ 90.000,00.

Ainda na Secretaria de Agricultura ficaram os equipamentos: trator New Holland, carreta, enciladeira e 2 calcareadeiras. Estes itens estão disponíveis para empréstimos aos agricultores de todo o município, conforme critérios estabelecidos por lei municipal.

As instituições financeiras Banco do Brasil e SICOOB fizeram questão de participar das entregas, onde durante o momento puderam expor a disposição em estar sempre amparando os agricultores, com linhas de crédito, financiamentos e custeios para os nossos produtores.

A chamada pública ainda oportunizou a regulamentação e redistribuição dos equipamentos usados, os quais já vinham sendo utilizados via comodato.

Agora com tudo ajustado conforme os preceitos legais, as entidades contempladas e a Secretaria de Agricultura esperam contribuir com o fortalecimento da produção agrícola municipal.