Preservação de sapo descoberto no Quiriri é pauta em reunião na Prefeitura

Na semana passada reuniram-se com os gestores do município, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Os biólogos Luiz Fernando, Thiago e Júnior, tiveram uma boa conversa com Gringo, Claudemir e a equipe da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente.

O objetivo da visita foi o de achar uma forma de cooperação para preservação de uma espécie de sapo, que existe exclusivamente na região da Serra do Quiriri, região que abrange Tijucas do Sul.

O Brachycephalus quiririensis, é um sapo com aproximadamente 1 centímetro. Foi descoberto  em 2015 pelo biólogo Luiz Fernando Ribeiro nas montanhas do Quiriri, e por isso teve seu nome em referência ao local. Ele vive em um território de uma extensão pequena, e por isso foi classificado como uma espécie ameaçada e que depende de ações para a sua preservação.

Durante o encontro, os biólogos expuseram a preocupação. Os gestores mostraram interesse em apoiar a causa. Durante a reunião foi feito uma ponte para com a secretária de Educação, Denise Rocha, e há uma intenção de elaborar um projeto junto às escolas, para conscientização dos alunos.

Crédito: Luiz Fernando Ribeiro
Crédito: Luiz Fernando Ribeiro