Prefeitura celebra termo de cooperação com a ARECICLA

Na semana passada aconteceu uma reunião importantíssima para o nosso município.

Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal junto a ARECICLA, que é a associação responsável pela coleta e separação de todo o lixo reciclável produzido em Tijucas do Sul.

Durante a conversa, o prefeito José Altair Moreira destacou a importância da coleta, pois quanto mais reciclagem, maior será a economia para o município, que tem arcado com gastos altos, pelo volume de lixo levado até o aterro.

Estima-se que hoje, em torno de R$ 1.200.000,00 são gastos somente com o lixo anualmente na cidade. Com esse processo de reciclagem, boa parte do lixo poderá ser separado, diminuindo os gastos com o aterro, e em contrapartida, gerar emprego e renda para as pessoas que trabalham na associação.

Segundo o secretário de Turismo e Meio Ambiente, Manoel Marcos, firmar esta parceria promove a logística reversa de embalagens pós consumo para o município. A secretaria tem um plano de promover ações e campanhas informativas e educativas sobre reciclagem, expandindo este trabalho nas escolas e redes sociais.

A Prefeitura está apoiando a Associação, cedendo o espaço melhorado e amplo, 2 caminhões para a coleta, e em breve instalando maquinários (esteira e prensa) para agilizar o processo, para que todo o serviço seja potencializado.