Produtores de morango visitam empresa de compostagem

Na última quarta-feira (09/09/2021), os produtores de morango que participavam do curso do Senar, visitaram as instalações do empresário tijuquense Giovani Zeglin, que possui sua empresa no ramo de compostagem e beneficiamento de insumos para produção de substrato e derivados.

A visita teve como objetivo apresentar aos produtores o processo pelo qual os substratos são submetidos antes de chegar nas propriedades.

Os substratos são utilizados como base para o crescimento dos morangos, dessa forma, é essencial que o material possua boas características de drenagem, seja um material totalmente livre de patógenos, além de outras características desejadas para o cultivo.

O crescimento da produção de morango no município propicia o aumento de outros setores ligados a essa cadeia produtiva, como produção de insumos, fortalecendo todo o setor agrícola e industrial do município.

O curso de morango oferecido pelo Senar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul abrange todos os manejos e práticas ligadas ao cultivo em “slabs”, e está tendo um ótimo feedback dos produtores.

O Senar e a Secretaria de Agricultura de Tijucas do Sul planejam trazer mais cursos para o município, de diferentes culturas e práticas agrícolas, como por exemplo, um curso de cultivo de Erva Mate com previsão de início em outubro.