Prefeitura Municipal e UF-PR Litoral firmam parceria de cursos

Na manhã do dia 26 de março o Vice-Prefeito de Tijucas do Sul, Professor Claudemir, se reuniu com a Profª Drª Rosana Cruz e com os professores da UFPR Litoral, Ehrick Eduardo Martins Melzer e Gilson Walmor Dahmer.

A reunião teve como objetivo apresentar à gestão municipal possibilidades de ação e parcerias com projetos de pesquisa e extensão relacionados à Educação do Campo e Agroecologia no município. A partir deste encontro firmou-se uma parceria da Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul no apoio a ações de fortalecimento da Educação Municipal, por meio de projetos em Educação Agroecológica e Educação do Campo com o Laboratório de Estudos em Ludicidade, Tecnologia e Comunicação (LUTECOM).

Ainda no início do ano, em conversa com a Assistência Social da Secretaria de Educação, foi sugerido esse tema da questão agroecológica pela assistente social Edy Maria Cruz, que já estava idealizando algo nesse sentido. Agradecemos a contribuição da ideia, além do empenho e dedicação para as famílias de nosso município.

O intuito será o de organizar uma cooperação entre as secretarias, que envolverá as pastas da Educação, Agricultura e Turismo e Meio Ambiente.

A partir do diálogo da Prefeitura com o projeto LUTECOM – UFPR Litoral existe um esforço mútuo para a possibilidade de acesso ao curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (LECAMPO), que está em período de divulgação do vestibular, sendo o período de inscrições com início no dia 01 de maio até o dia 31 de junho de 2021. Este edital é específico para o curso de Educação do Campo e não tem custos para a inscrição dos candidatos.

Este ano por conta da pandemia de COVID-19 o processo seletivo especial será feito de forma on-line (remotamente) mediante comprovação de documentação e pelo envio de um memorial específico de parte do candidato. As aulas estão previstas para começarem em setembro deste ano de acordo com o calendário da instituição e serão desenvolvidas, inicialmente, por meio de ensino remoto a definir com a coordenação e os professores do curso e, posteriormente, no retorno presencial as aulas serão preferencialmente ministradas na Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA) localizada no Assentamento Contestado na Lapa de acordo com as possibilidades formativas e de tempos pedagógicos que for acordado com a direção da ELAA e os estudantes desta nova turma.

Mais informações confira o site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC-UFPR): http://portal.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=LECAMPO2021

Para ficar por dentro desta e outras novidades do curso da LECAMPO acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/lecampoufprlitoral

Site do curso: http://www.litoral.ufpr.br/portal/lecampo/

Foto: reunião dos professores da UFPR LITORAL pelo LUTECOM, Rosana Cruz e o Vice-prefeito Professor Claudemir. Fonte: LUTECOM-UFPR Litoral.