(IAT) Instituto Água e Terra inicia diálogo com o município

Na última quarta feira, 03, os gestores e equipe da prefeitura municipal estiveram reunidos com membros do IAT (Instituto Água e Terra).

O contato que foi intermediado pelo professor da Universidade Federal do Paraná, Eduardo Felga Gobbi, teve como objetivo principal, o início de um diálogo entre prefeitura e instituto para o estudo da criação de um parque municipal em nossa região.

O Programa Estadual Parques Urbanos, lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com o Instituto Água e Terra, pretende incentivar a criação de parques em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas. Uma das características comuns às áreas de Fundo de Vale é a presença de recursos hídricos, o que aponta para a existência de Áreas de Preservação Permanente Ecológica (APP). Além do lazer e conservação ambiental, esses novos espaços podem ser potenciais turísticos para os municípios.

A reunião foi produtiva, tendo várias questões levantadas por ambos os lados. Após esse momento, os gestores conduziram uma visita até o Espaço Sergius Erdelyi, onde puderam conhecer o espaço e museu, tendo contato com o local e várias obras do artista. O Diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, ficou impressionado com a riqueza natural e cultural que Tijucas do Sul possui, se mostrando disposto a cooperar com a cidade.