Prefeitura busca empreendimentos da agricultura familiar

No último sábado, 16, o prefeito José Altair Moreira e seu vice Claudemir Pereira da Rocha, junto com a Secretaria de Agricultura, visitaram a propriedade do Sr. Irineu Setim na localidade do Morro Vermelho, onde se mantem viva a tradição do cultivo de vinho artesanal.

Priscila, uma das descendentes da família, diz que é uma tradição que vem sendo passada por seus antepassados ainda na Itália. Pelas contas da família é a sexta geração no Brasil. “Tia Inês é minha tia-avó, ela tem 82 anos e já cultiva as videiras em sua propriedade a cerca de 50 anos, mas antes disso, o vinho já era produzido na propriedade dos pais e avós dela que também se localiza na mesma região. Ela conta que desde pequena já tinham esta prática e ela ainda criança já ajudava na produção junto com os irmãos” relatou a jovem.

O modo de preparo se conserva artesanal e mantém a mesma prática de anos atrás. A data reúne todos os familiares e torna um encontro de trabalho e celebração mantendo viva a tradição e a união da família.

Os gestores estão em busca de empreendimentos que gerem empregos na agricultura familiar e enxergam nessa modalidade, uma boa oportunidade para a geração de emprego e renda.