Lançamento do site da Rota Rural Sergius Erdelyi

Após um ano de reuniões o grupo formado por produtores rurais, empreendedores e prefeitura de Tijucas do Sul apresenta o site da Rota Rural Sergius Erdelyi. O site da Rota divulga 21 atrativos, entre eles: igreja e capelas; o Espaço Sergius Erdelyi com o museu e o Parque de Esculturas; espaços para lazer e eventos; locais para comer e se hospedar; além de pontos de venda.

O projeto da Rota Rural Sergius Erdelyi iniciou em 2019, após ser identificado através do Inventário Turístico, a existência de diversas obras produzidas pelo artista plástico Sergius Erdelyi, em um eixo de aproximadamente 8 km. Estas obras estavam distribuídas em igreja, capelas, museus e na própria residência do artista. Verificou-se também que no entorno deste eixo, várias propriedades já trabalhavam com o turismo de forma isolada, sendo elas: pesque-pague, casa de campo, restaurantes, locais para eventos, casas de artesanato, agricultores familiares e cooperativa. A partir desta data diversos encontros foram realizados. Nestes encontros foram definidas formas de como as propriedades queriam trabalhar com o turismo e o nome da rota. Diversas parcerias foram buscadas, entre elas, com a: Paraná Turismo, EMATER e com o SENAR. No entanto, devido à pandemia do Covid-19 as atividades foram interrompidas. Mesmo assim, através de reuniões virtuais, foi escolhido o logotipo da rota e recentemente o site com as informações sobre os empreendimentos foi disponibilizado na internet, através do endereço www.rotaruralsergiuserdelyi.tijucasdosul.pr.gov.br.

Devido à importância de formar rotas turísticas para o desenvolvimento do turismo em Tijucas do Sul, no dia 18 de dezembro de 2020, o prefeito Antônio César Matucheski sancionou a lei n° 723, aprovada pela Câmara Municipal. Esta Lei dispõe sobre criação da “ROTA RURAL SERGIUS ERDELYI, TURISMO – TIJUCAS DO SUL”.

Clique aqui para acessar o site da Rota Rural Sergius Erdelyi