Tijucas do Sul é o quarto município mais transparente do Paraná

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná divulgou o ranking da transparência dos Municípios Paraná colocando Tijucas do Sul em 4º lugar entre os 399 municípios do Estado.

Com nota geral de 92,52%, o município está em 1º lugar nos rankings Mesorregião e Faixa Populacional e atingiu nota 100%  em informações prioritárias, com o site oficial, portal da transparência e ferramenta de pesquisa de conteúdo de acesso à informação disponíveis a todos.

O Município de Tijucas do Sul implantou nos últimos meses a página Transparência no site oficial, além do Portal da Transparência já existente, que, com o trabalho dos servidores, que sempre estão em busca de prestar contas à sociedade, atualizam as informações e as deixam disponíveis e de fácil acesso à população.

Além destas ferramentas, mais de 150 outros itens são analisados pelo TCEPR para compor o índice, que é obtido com base nas informações disponíveis no site e no Portal da Transparência de cada município.

A planilha dos critérios de verificação da transparência, disponibilizada na página do ITP no site do TCE-PR, contempla cinco dimensões:

Transparência Administrativa: Visa ao controle dos atos da administração, especialmente no que diz respeito a licitações, contratos, gestão e atos de pessoal.

Transparência Financeira: Aborda aspectos relativos ao controle financeiro, em especial à regra de apresentação de informações atualizadas em tempo real.

Transparência Passiva: Avalia o desempenho administrativo em prestar informações mediante mecanismos de transparência passiva.

Boas Práticas: Avalia boas práticas relativas a informações de interesse direto dos cidadãos.

Usabilidade: Avalia aspectos de interface da página e facilidade de acesso às informações.

A nota média no Paraná é de 69,13%, sendo que apenas 9 municípios receberam nota acima de 90%

Todas as informações sobre o Índice de Transparência da Administração Publica podem ser consultados no site do TCEPR, disponível em : https://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/ferramentas-itp-2020/327947/area/250

O TCEPR é o órgão responsável pela fiscalização do uso do dinheiro público, do Estado e dos 399 Municípios paranaenses, em complemento à atividade fiscalizadora do Poder Legislativo (Assembleia Legislativa e Câmaras de Vereadores). Além de controlar todo volume de dinheiro público investido pelo governo do Paraná e prefeituras, o TCE também informa à comunidade o resultado destas contas públicas, isto é, se o dinheiro público foi aplicado corretamente e se os serviços oferecidos à população têm qualidade.

Conheça a página de transparência do site da Prefeitura Municipal clicando aqui.

Acesse o Portal da Transparência clicando aqui.