Alunas dos cursos do programa Família Paranaense recebem certificados em solenidade de formatura.

Na tarde de ontem, 07 de novembro, as alunas dos cursos de qualificação profissional programa Família Paranaense receberam os certificados de conclusão dos cursos de formação cidadã, manicure, depilador, cabeleireiro e maquiador. A cerimônia de formatura aconteceu no Salão de Festas da Igreja Matriz de Tijucas do Sul e contou com a presença do secretário de finanças Juliano Moro Batista representando o prefeito César Matucheski, vereador Cláudio Martins, secretária de assistência social e cidadania Sandra Andrade Pereira, secretária de cultura, esporte e lazer Josiane Ferreira, técnica do Escritório Regional da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Família Giovanna Stalavieri, coordenador de área da Líder Marcos Rogério, agente de desenvolvimento Andréa Zeglin, coordenadora da agência do trabalhador Silvia Martinha Rocha, funcionários da secretaria de assistência social e cidadania, professoras, cuidadoras, alunas, familiares e convidados.

Os cursos do programa Família Paranaense visam a melhoria nas condições de vida e o protagonismo dos cursos ofertados, oportunizando a inserção no mercado de trabalho, gerando renda ou a complementando. Ao longo desses meses as alunas aprenderam e aperfeiçoaram técnicas para que possam ir em busca de trabalhos nas áreas e, até mesmo, abrir seu próprio negócio. Muitas das alunas já estão prestando serviços de estéticas e gerando renda para suas famílias.

A secretaria de assistência social e cidadania Sandra Andrade Pereira parabenizou as formandas por concluírem o curso com tamanha dedicação. “Muitas alunas, apesar de todas as dificuldades enfrentadas ao longo dos cursos, como a distância, tiveram 100% de frequência. Fico orgulhosa em ver esse nosso sonho se tornando realidade aqui hoje. Sonhamos juntos e realizamos juntos, pois desde o começo acreditamos nesse projeto.”, comentou Sandra.

O secretário de finanças Juliano Moro Batista, leu o discurso do prefeito César Matucheski, o qual comemorava a conquista dessas mulheres e do município. “Fico muito feliz com a conclusão dos cursos e em ver o quando foram persistentes para que esse dia chegasse, o dia em que vocês se formam e estão, agora, qualificadas para exercer essas profissões em nosso município.”, disse o prefeito em seu discurso. “Aproveito para agradecer a todas pelo trabalho voluntário que vêm realizando junto conosco em nossos eventos, colaborando para levarmos uma vida melhor ao próximo.”, conclui.

Sobre os cursos oferecidos:

O módulo Formação Cidadã teve início em junho, com as aulas ministradas pela professora e pedagoga Kiane Melo, e apresentou aos alunos conteúdos como empreendedorismo, segurança no trabalho, relação interpessoal, mercado de trabalho e outros assuntos pertinentes.

O módulo sobre serviços de manicure Sharlene Silva apresentou a teoria e a prática no curso de manicure e pedicure. Para as aulas práticas, as alunas receberam kits com os instrumentos de trabalho, como: alicate, esmaltes, lixas, etc. Sharlene, que também ministrou o módulo de depilador.

O módulo de maquiador foi ministrado pela maquiadora profissional Joisleine Beatris, que ensinou técnicas de maquiagem para as alunas, que receberam os materiais de trabalho, como: produtos de maquiagem e pincéis.

O módulo de cabeleireiro foi ministrado pela cabeleireira Daiane Rocha Andrade, que ensinou técnicas de corte, escova, penteados entre outros.

O programa Família Paranaense destina-se à proteção e promoção das famílias no Estado do Paraná, integrando ações das áreas de Assistência Social, Habitação, Agricultura e Abastecimento, Trabalho, Saúde, Educação, Esporte e Lazer e Segurança Alimentar.