X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

No último dia 01 de novembro, a Prefeitura de Tijucas do Sul, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema debatido foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Participaram da Conferência o prefeito César Matucheski, vereador Cláudio Martins, presidente do CMDCA Jaciel Martins, secretária municipal de assistência social e cidadania Sandra Andrade Pereira, secretária municipal de saúde Kelli Rozário e secretária municipal de cultura, esporte e lazer Josiane Ferreira, soldado da PM Foscarini, conselheiros tutelares, conselhos municipais, representantes de escolas, associações, grêmio estudantil, adolescentes, servidores públicos municipais e comunidade em geral. A solenidade de abertura foi realizada pelas autoridades presentes no evento e pelos educandos dos Núcleos Ceia e Cres-Ser que cantaram os hinos Nacional e Municipal. Após a abertura foi realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência.

O tema da Conferência foi abordado na palestra ministrada pelo assistente social Uilson José, precedendo os grupos de trabalho que elaboraram propostas nos cinco eixos compreendendo as esferas municipal, estadual e federal, as quais foram apresentadas aos participantes e votadas pelos delegados.  Os eixos estudados foram: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; e espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Após as exposições dos grupos, foram apresentados os novos membros do CMDCA e a escolha do delegados para a participação da Conferência Estadual, onde representará o município e levará as propostas formuladas durante a X Conferência Municipal.

Para a secretária de assistência social e cidadania Sandra Andrade Pereira a participação de todas as esferas públicas e privadas e de toda a comunidade em políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes é de extrema importância. “Crianças e adolescentes são investimentos. Políticas públicas voltadas à eles é o um investimento no futuro do município, do nosso país. Ficamos felizes com a participação de todos na Conferência e com a contribuição de cada um, pois como diz um Padre amigo nosso ‘um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto é uma realidade’. Faço das deles as minhas palavras nesse evento.”, comenta Sandra.

Participe você também das reuniões do CMDCA e faça acontecer os direitos das crianças e adolescentes do município.