Tijucas do Sul tem aumento no repasse do Governo Federal e investe mais em transporte escolar público em 2018.

Priorizando a educação e o acesso dos alunos às instituições da rede pública de ensino, o Município de Tijucas do Sul tem investido cada vez mais no transporte escolar público, com a contratação de frota terceirizada, aquisição de novos veículos e manutenção constante da frota municipal.

No primeiro semestre de 2018 os gastos com veículos terceirizados para o transporte escolar somaram mais de R$ 680 mil. Além dessas despesas, o município investe, ainda, na manutenção da frota de ônibus e micro-ônibus visando a segurança dos alunos e preservação do patrimônio público.

Para as despesas com o serviço de transporte escolar, dentro do Município, são usados recursos próprios de mais de R$ 250.000,00, diferença entre o gasto e o recurso recebido do Governos Federal e Estadual, que no primeiro semestre de 2018 foram de R$ 150.544,78 e R$ 289.773,10, respectivamente.

Para garantir as verbas provenientes do Governo do Estado, setor de transporte escolar da Secretaria de Educação de Tijucas do Sul, por meio do chefe da pasta, Eros de Jesus Machado, realizou um trabalho de atualização cadastral no Sistema de Gestão do Transporte Escolar (SIGET) incluindo os dados de acordo com a realidade do município. Com essa atualização, o repasse do Governo do Estado teve uma alta significativa comparada ao ano de 2017, em que o total anual foi de R$ 288.046,08, valor inferior ao que já foi repassado nesse primeiro semestre de 2018.

De acordo com a secretária de educação Margarete Camargo Gomes, a atualização dos dados do Sistema são de extrema importância para o município. “É através das informações que constam no SIGET que o Governo realiza o repasse de valores. Com os dados atualizados no Sistema, o município garante o repasse do Estado de acordo com a realidade dos usuários do transporte escolar público. ”, comenta Margarete sobre a verba do Governo do Estado que subsidia o transporte escolar público dos alunos dos Colégios Estaduais de Tijucas do Sul.

Sobre o Sistema de Gestão do Transporte Escolar (SIGET)

O SIGET é um sistema de processamento de dados que integra todas as informações necessárias para gestão do transporte escolar público no Paraná, como: dados do sistema municipal do transporte escolar, veículos, condutores, combustíveis, dados de alunos, escolas, sistema de otimização de rotas, relatórios, estatísticas, entre outros.