Secretaria de Saúde de Tijucas do Sul já vacinou mais de 87% do público alvo da Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo.

Durante o mês de agosto acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite para crianças entre 1 e 5 anos de idade. Até o dia 22 de agosto, a Secretaria de Saúde de Tijucas do Sul já realizou 773 doses da gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP) contra a poliomielite, atingindo 89,06% da população alvo e 761 doses da Tríplice Viral – VTV que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, representando 87,67% da população alvo. As doses estão sendo realizadas em todas as Unidades de Saúde, conforme cronograma divulgado pela Secretaria.

No último sábado, 18 de agosto, foi realizado o Dia D da campanha, onde os profissionais de saúde vacinaram crianças e adultos na Praça Central, com a presença do Zé Gotinha, brinquedos e recreação infantil, além de pipoca e algodão doce oferecidos pelo Rotary Club de Tijucas do Sul. Na ocasião foram realizadas 84 vacinas VOP e 84 vacinas da VTV no público alvo da campanha (crianças de 01 a 05 anos) além de imunizarem diversos adultos com a Tríplice Viral.

A expectativa da Vigilância em Saúde é de que sejam imunizados 100% da população alvo até o fim da campanha, que se estende até dia 31 de agosto.

A vacina, além de ser a melhor forma de prevenção de doenças como sarampo e paralisia infantil, é obrigatória em caso de crianças em idade vacinal e em campanhas em caso de surtos, como descrito no parágrafo único do Art. 14 da Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e Adolescente – “É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. ”

A Campanha Nacional de Vacinação vem prevenir a população de adoecer nesse período em que o Brasil e Venezuela vem enfrentando um surto de sarampo. Segundo informações divulgadas hoje, 22 de agosto, pelo Ministério da Saúde, até 21 de agosto 1.087 casos de sarampo foram confirmados no Amazonas e 300 em Roraima, além de casos isolados identificados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (16); Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2). Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.

Se você ainda não vacinou seu filho, procure a sua Unidade de Saúde de referência, pois a Campanha vai até dia 31 de agosto.