Secretaria de Assistência Social realiza o lançamento do Programa Formação Cidadã

Foi realizado nessa terça-feira, 19 de junho, o lançamento do programa de Qualificação Profissional da Família Paranaense em Tijucas do Sul. As aulas do primeiro módulo da Formação Cidadã, terão início na próxima segunda-feira. O curso terá capacitações de Manicure e Pedicure, Maquiador, Cabelereiro e Depilador.

Os cursos fazem parte do programa de formação do Programa Família Paranaense do Governo do Estado, que visa promover a qualificação profissional de famílias que fazem parte do Programa para geração e complementação de renda. “Nós estamos plantando as sementes para que vocês, alunas, possam colher os frutos num futuro breve”, comenta a secretária Sandra Andrade que frisou a importância dos cursos de capacitação para o crescimento do município. “Aqui temos alunas de diversas comunidades, que, a partir dos próximos meses, poderão oferecer esses serviços de estética nos locais em que moram, gerando renda para elas e possibilitando a mais pessoas terem acesso aos serviços, que sempre são bastante procurados pelas mulheres e, também, por homens, que estão cada vez mais preocupados com sua aparência”, completa Sandra.

O Encontro de lançamento contou com a presença do prefeito César Matucheski, da secretária de assistência social e cidadania Sandra Andrade Pereira, técnicas do Escritório Regional da Secretaria da Família Giovanna Stallivieri Fernandes e Célia ZIliotto, líder de capacitação Pedro Ferreira, representante do Comitê Municipal do Programa Família Paranaense e secretária de cultura, esporte e lazer Josiane Ferreira, gerente da Agência do Trabalhador Silvia Martinha, agentes de desenvolvimento Andréa Zeglin e Érika Claudino, chefe do departamento de assistência social e cidadania Jaíne Santos Cruz, assistente social do CRAS Bruna Duarte Bueno, funcionários do CRAS, professoras e alunas dos cursos.

As alunas receberão do Governo do Estado apostilas, kits lanche e todos os materiais e instrumentos necessários para a realização do curso e para dar os primeiros passos para começarem a oferecerem os serviços aos clientes. Além disso, o município disponibilizou o espaço para a realização das aulas, oferecerá café, transporte e cuidador de crianças para que as mães possam realizar o curso enquanto os seus filhos, que não estão em idade escolar, ou estão em contra turno, fiquem próximos a elas e bem cuidados por profissionais.

O primeiro módulo terá início na próxima segunda-feira, 25 de junho. O curso de Formação Cidadã, com as aulas ministradas pela professora e pedagoga Kiane Melo, apresentará aos alunos conteúdos como empreendedorismo, segurança no trabalho, relação interpessoal, mercado de trabalho e outros assuntos pertinentes para que, ao final do curso possam trabalhar efetivamente nas áreas de formação.

No segundo módulo a manicure Sharlene Silva apresentará a teoria e a prática no curso de manicure e pedicure. Para as aulas práticas, as alunas receberão kits com os instrumentos de trabalho, como: alicate, esmaltes, lixas, etc. Sharlene hoje tem o seu próprio salão e começou na área através de um curso oferecido pela Prefeitura no ano de 2011. “Hoje sobrevivo com meu trabalho de manicure e depiladora. Minha renda vem toda dos serviços de estética e comecei apenas com meus instrumentos depois de frequentar o curso oferecido pela Secretaria de Assistência Social” comenta Sharlene, que também ministrará o módulo de depilador.

O terceiro módulo será ministrado pela maquiadora profissional Joisleine Beatris, que ensinará técnicas de maquiagem para as alunas, que receberão os materiais de trabalho, como: produtos de maquiagem e pincéis.

O módulo de cabeleireiro será ministrado pela cabeleireira Daiane Rocha Andrade, que também começou com um pequeno salão em sua casa, comprando instrumentos usados para começar o seu negócio. “Eu comecei trabalhando em casa e em casa de clientes, comprei um lavatório portátil e usado pelo baixo custo. O investimento inicial foi baixo e, conforme ia entrando capital, adquiria novos equipamentos”, comenta Daiane que hoje tem seu próprio salão e funcionárias.

Para o prefeito César Matucheski a parceria entre o Município de Tijucas do Sul, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e o Governo do Estado, através do Programa Família Paranaense, além de capacitar e qualificar a população de baixa renda para que possam melhorar as suas rendas e terem mais oportunidades de crescimento profissional, contribui para o desenvolvimento do Município, com criação de empregos formais e novas MEIs. “Os cursos de capacitação são apenas o início. O nosso trabalho não para por aí. As alunas que desejarem abrir uma MEI (Microempreendedor Individual) terão todo auxílio da Sala do Empreendedor, além de cursos e consultorias em parceria com o Sebrae e, futuramente, poderão até contratar colegas do curso para trabalharem em seu empreendimento através da parceria com a Agência do Trabalhador.”, comenta o prefeito César destacando o trabalho em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Sala do Empreendedor e Agência do Trabalhador.