Prefeito César Matucheski se reúne com representantes da COMEC e ITCG para atualização do Plano Diretor

Na tarde do último dia 11 de setembro, o prefeito César Matucheski, o vereador Manoel Marcos da Silva e o engenheiro da Prefeitura de Tijucas do Sul Aleksander Versalli estiveram na Coordenação da Região Metropolitana – COMEC, reunidos com o representante do Departamento de Planejamento da COMEC, Milton Brero Campos e os geólogos do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná – ITCG, Dioclécio Falcade e Miguel Angelo Moretti.

Visando a revisão do Plano Diretor do município de Tijucas do Sul, o prefeito César Matucheski solicitou à COMEC a reavaliação e levantamento de áreas para atualização do Plano. O ITCG irá iniciar nesse mês os levantamentos. O estudo e levantamento geológico das áreas serão realizados através de trabalho de campo, com mapeamento das áreas, inclusive as áreas de risco.

O Plano Diretor do município está com defasagem de oito anos, uma vez que o vigente é do ano de 2010.  A única atualização realizada foi no 2014 a qual foi embargada, posteriormente, pelo Ministério Público por irregularidades, o que ocasionou na dificuldade de diversas empresas e indústrias se instalarem em Tijucas do Sul.

O trabalho de zoneamento a ser realizado pelo ITCG prevê expansão de áreas, em consonância com o Decreto 745 de 13 de março de 2015 do Governo do Estado do Paraná que regulamenta o ordenamento territorial das áreas de mananciais de abastecimento público situadas na Região Metropolitana de Curitiba e o Estatuto das Cidades.

Observando a capacidade, o suporte e o território, esse levantamento será necessário para abordar na revisão do Plano Diretor as áreas que podem receber investidores, contribuindo para o desenvolvimento do município. “O principal objetivo com a revisão do Plano Diretor é para que possamos regularizar as áreas que receberão investimentos, principalmente industriais. Sem essa regularização não poderemos abrir opções significativas de empregos em Tijucas do Sul. ”, comenta o prefeito César Matucheski. “Essa revisão será a porta de entrada para novos empreendimentos e, consequentemente, geração de novos empregos e desenvolvimento do município. ”, completa o prefeito.