Mais de 100 alunos iniciam as aulas de corte e costura, mecânica de motocicletas e panificação

A Prefeitura de Tijucas do Sul, através das Secretarias de Assistência Social e Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Turístico e Agência do Trabalhador, lançou no último dia 12 de setembro, três cursos profissionalizantes da Escola Móvel do SENAI, os quais fazem parte do Programa Municipal de Incentivo a Qualificação Profissional “Construindo o Futuro”.

A aula inaugural contou com a presença do prefeito César Matucheski, vereador Cláudio Martins, chefe de gabinete Eloi da Maia, secretária de assistência social e cidadania Sandra Andrade Pereira, coordenadora dos cursos SENAI Ana Maria Zoppello Rodrigues, as orientadoras educacionais Ieda Mara Negoseki e Sônia Regina Machado, agente de desenvolvimento Andréa Zeglin, coordenadora da agência do trabalhador Silvia Martinha Rocha, chefe de transporte escolar Eros Machado, chefe de departamento de viação e obras Marcio Jacomite, empresário Flávio Santos, professores e alunos dos cursos.

Os cursos do SENAI foram adquiridos pela Prefeitura de Tijucas do Sul através das Secretarias de Assistência Social e Cidadania e Desenvolvimento Econômico e Turístico, para que pudessem ser oferecidos gratuitamente à população. “Esses cursos individuais chegam a custar cerca de R$ 2 mil, e aqui em Tijucas do Sul os alunos estão tendo a oportunidade de fazê-lo gratuitamente, com a mesma qualidade, mesmos equipamentos e metodologia de todos os cursos do SENAI, inclusive com certificação com o nome e credibilidade do SENAI.”, comenta a coordenadora dos cursos do SENAI Ana Maria Zoppello.  Todos os alunos receberão os suprimentos necessários para as aulas dos cursos de aperfeiçoamento em corte e costura industrial, técnicas de panificação e noções de mecânica de motocicletas.

Centenas de candidatos se inscreveram para concorrer às 104 vagas disponíveis para todos os cursos, que tem turmas no período da tarde e da noite.

Para o prefeito César Matucheski quem ganha com os cursos é o município. “Estamos investindo no protagonismo social, no futuro e no desenvolvimento do município, capacitando nossa população. Este é um sonho que estamos realizando através do Programa Municipal de Incentivo a Qualificação Profissional Construindo o Futuro”, comenta o prefeito César Matucheski, que acredita que, além de oportunizar aos alunos uma geração de renda, pode gerar novos empregos no futuro. “Com os cursos, os profissionais poderão trabalhar em empresas da região, ser autônomo e até empreender, abrir seu próprio negócio e contratar funcionários. Tudo é possível para aqueles que sonham e fazem acontecer. ”, conclui o prefeito César.

Para o aluno do curso de mecânica de motocicletas Gleison Vieira o curso será de grande importância para aprender uma nova profissão. “Estou fazendo o curso porque com ele eu poderei trabalhar na área que eu me identifico e com ele terei mais oportunidade de trabalhar nessa área futuramente. Estou bastante otimista e espero ter um bom desempenho. ”, comenta Gleison.

A aluna do curso de panificação Diele França, já trabalha há 3 anos no ramo alimentício e com o curso pretende se especializar, aprimorar técnicas e adquirir mais conhecimento. “Estou imensamente grata por essa oportunidade que eu e meus colegas de turma estamos tendo. Esse é um curso muito importante para abrir um leque de conhecimento e oportunidade para nós e para o município, pois vai além de um simples pão, vai a paixão, amor, respeito e dedicação dos professores que vêm de tão longe para passar esse conhecimento. ”, comenta Diele que também faz outro curso no município vizinho. “Estou me especializando em confeitaria em uma escola em São José dos Pinhas. Além do cansaço, tenho custos altos com o curso e deslocamento. Fiquei feliz com a oportunidade de fazer o curso gratuitamente perto de casa e fui me inscrever logo que soube.”. Diele está esperançosa em aprimorar suas técnicas, aumentar os produtos que vende em sua cestinha e levar o nome de Tijucas do Sul e do Senai para toda a região. “ A partir desse curso vocês irão ouvir mais ainda o meu nome Diele França e irão dizer “Essa é cria nossa”. Gratidão imensamente pela oportunidade.” Conclui Diele.

A Unidade Móvel está localizada na Rua XV de Novembro, no espaço cedido pelo empresário Flávio Santos, da rede de supermercados LD Santos. As salas são equipadas para que os alunos se qualifiquem aprendendo a teoria e possam aplicá-la na prática nas salas de aula como por exemplo a cozinha da panificação, que é completa, com todos os utensílios necessários para toda a produção da massa.