Dia do Meio Ambiente e lançamento do Ecoespaço Ambiental

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, 05 de junho, a Prefeitura de Tijucas do Sul instituiu a Semana de Incentivo à Conscientização Ambiental e Atividades Ambientais, através da Lei N° 627, de 04 de junho de 2018.

A semana de incentivo à conscientização ambiental e atividades ambientais tem como objetivo principal a conscientização ambiental, visando atividades que englobem conservação de fauna e flora, resíduos sólidos, recursos hídricos e educação ambiental, através de palestras e exposições.

A instituição da data tem por objetivo a valorização da natureza, estimulando todos à contribuírem para um ambiente economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo.

Para dar início às atividades de educação ambiental, na manhã de hoje o “Ecoespaço Ambiental”, instalação de caráter itinerante, de cunho pedagógico, esteve instalado no Ginásio de Esportes Gibe, com a presença do prefeito César Matucheski, chefe do escritório regional do IAP Lucas Umbria, coordenadora de educação do IAP Ângela Panizzi, respresentando o secretário estadual do meio ambiente Antônio Bonetti a assessora de ganinete Danielle Tortato, cabo Augusto e soldado Nariane da Força Verde do Paraná, secretários municipais de Tijucas do Sul e Agudos do Sul, chefe do departamento de meio ambiente Ariane Nogueira dos Santos, fiscal do meio ambiente Letícia Cordeiro, representantes da Sanepar, funcionários das prefeituras de Tijucas do Sul e Agudos do Sul e alunos da rede municipal de ensino de Tijucas do Sul e de Agudos do Sul.

No evento de lançamento do Ecoespaço, os presentes puderam conhecer sobre a fauna, a flora, os biomas e a biodiversidade brasileira, com apresentação lúdica da coordenadora Ângela Panizzi, além de jogos educativos com os temas de educação ambiental, como dominó, jogos de tabuleiros, amarelinha, além da exposição dos animais do Batalhão da Força Verde da Polícia Militar do Paraná e do ônibus Eco Expresso da Sanepar.

A assessora de gabinete do secretário estadual do meio ambiente Antônio Bonetti, Danielle Tortato parabenizou o prefeito César Matucheski e o Setor de Meio Ambiente de Tijucas do Sul pela iniciativa em implantar a Semana de Incentivo à Conscientização Ambiental e Atividades Ambientais, comentando que é o primeiro município que a demonstrar, através de Lei a preocupação e o comprometimento com o meio ambiente, contribuindo com o desenvolvimento do município e a consciência dos cidadãos.

O prefeito César Matucheski agradeceu a presença de todos, falando sobre a importância da consciência e da educação ambiental. “Tudo o que fizermos hoje terá reflexo no futuro. Se formos bons cidadãos o meio ambiente nos recompensará. Se jogarmos lixo no chão, desperdiçarmos água, não cuidar do meio ambiente, iremos sofrer as consequências no futuro”, comenta o prefeito César Matucheski, que encerrou o evento entregando mudas de árvores aos presentes e a Lei N° 627, de 04 de junho de 2018, que institui a Semana de Incentivo à Conscientização Ambiental e Atividades Ambientais, aos representantes do IAP e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.